Joias em Residuos da Araucária Angustifólia
A "araucária angustifólia", também chamada de pinheiro brasileiro ou pinheiro do Paraná é uma espécie endêmica do sudeste, sul do Brasil e pequenos trechos do Paraguai e Argentina, porém é no Paraná que ocorre sua maior concentração. A mata de araucárias, conhecida como floresta aciculifoliada (com folhas finas e longas em forma de agulha) ocorre em locais de clima frio com ocorrência de geadas, altitudes elevadas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano.
Essa árvore peculiar, símbolo do Paraná, que faz parte da paisagem curitibana, inspirou um grupo de artistas a criarem joias utilizando materiais de grande beleza que são naturalmente descartados pela árvore.
Nas joias confeccionadas pelos artistas, foram utilizados o "nó de pinho" que são resíduos de pinheiros antigos, normalmente usados para queimar nas lareiras no inverno, as chamadas "falhas de pinhão" - sementes não fecundadas de estrutura lenhosa que se desenvolvem na pinha junto com os pinhões e variam a aparência de acordo com a quantidade de pinhões produzidos em cada pinha, as cascas da árvore de cor roxo-acastanhado, que se soltam em lâminas rugosas da parte superior da árvore e os galhos que caem naturalmente com o vento.
Para cada um destes materiais foi necessário o desenvolvimento de técnicas e tratamentos para se adequarem a confecção de joias, para melhorar a durabilidade e aproveitar a beleza de cada material na confecção de brincos, colares, pulseiras, pingentes e anéis.
O resultado deste trabalho foi mostrado em um desfile que aconteceu na Praça de Eventos do Mercado Municipal em Curitiba, no dia 15 de dezembro de 2012, no evento de inauguração da loja Empório Arte da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Colar em falhas de pinhão cortadas, quartzo e couro
Autor: Sig Roeder
Técnica: Montagem

Colar em falhas de pinhão

Anel em nó de pinho e prata
Colar em cascalho de nó de pinho
Obs: Colar para ser usado em duas versões, aqui na versão curta com duas voltas

Colar em cascalho de nó de pinho
Obs: O mesmo colar da foto anterior, agora na versão longa com uma volta.

Anel em prata, nó de pinho e zirconia

Colar em galho de pinheiro fatiado

Pulseira em falha de pinhão

Pulseira em casca de pinheiro e prata

Colar em falhas de pinhão e entremeios de madeira